Uma maneira diferente de falar
Poderá perguntar-se como será capaz de falar após uma laringectomia. A forma como fala e o som da sua voz mudarão, mas felizmente existem formas de recuperar o poder da fala através da reabilitação da voz.

Dependemos da nossa voz para expressar os nossos pensamentos e sentimentos. Uma laringectomia total significa a remoção da laringe, incluindo as cordas vocais. Logo após uma laringectomia, a forma mais rápida de comunicar com a família, amigos e profissionais de saúde será através da utilização de escrita e gestos. Poderá ser útil praticar alguns gestos e formas simples de comunicar com amigos e familiares antes da cirurgia. Há também aplicações disponíveis para smartphones que podem ajudar a traduzir texto para a fala.
As boas notícias
No início, perder a sua voz natural pode ser bastante perturbador e terá impacto tanto na sua capacidade de comunicar como no seu sentido de identidade. Mas a boa notícia é que há várias maneiras de recuperar a sua voz e a sua capacidade de falar depois de uma laringectomia. Na maioria dos casos, já terá estado em contacto com o seu terapeuta da fala antes da operação, que o aconselhará sobre os métodos de voz que poderá aprender após a operação para desenvolver a sua nova voz.
Antes de uma laringectomia
Antes de uma laringectomia, a voz é produzida pelas cordas vocais. As cordas vocais estão localizadas na laringe, também conhecida como caixa de voz, e são a fonte da voz natural.
Durante a expiração, o ar passa através das cordas vocais, que produzem som por abertura e fecho rítmico.
Depois da laringectomia
Quando se faz uma laringectomia total, a laringe e as cordas vocais são removidas, pelo que a forma de falar após uma laringectomia irá mudar. A sua voz soará diferente de antes porque já não provém das suas cordas vocais.
Existem 3 métodos diferentes de reabilitação vocal após uma laringectomia:
Falar com uma prótese vocalDiscurso com uma electrolaringeDiscurso esofágico