Pesquisar
Regresso a casa

Quando sai do hospital e regressa a casa, cuidar do seu estoma poderá parecer assustador. Contudo, a verdade é que se torna mais fácil com o decorrer do tempo. Em breve descobrirá novamente o prazer de viver.

Voltar a casa após uma laringectomia total não é fácil. Nós sabemos. Mas, com o passar do tempo, irá descobrir novamente o prazer de viver.

Você sabia que….

  • Pode reduzir a tosse ao mínimo
  • Pode aprender a usar a sua voz outra vez
  • Pode continuar a desfrutar dos aromas e sabores
  • Pode continuar a gostar da vida depois de uma laringectomia total
A voz de Nöelle

Conheça a Noëlle e ouça a sua história sobre como voltou a ter uma boa vida após a cirurgia.

Cuidar do seu estoma torna-se cada vez mais fácil com o passar do tempo

Quando sai do hospital e regressa a casa, cuidar do seu estoma poderá parecer assustador. Contudo, a verdade é que se torna mais fácil com o decorrer do tempo. Em breve descobrirá novamente o prazer de viver.

O seu estoma tem ligação direta aos seus pulmões, pelo que é importante mantê-lo coberto. Utilize um permutador de calor e humidade (HME) todo o dia e toda a noite. Este aquece e humidifica o ar que respira. Deste modo, faz o trabalho que seria normalmente executado pelo seu nariz.

Mantenha o estoma limpo e livre de mucosidades. Solicite ao seu profissional de saúde instruções específicas sobre como fazê-lo. Não utilize qualquer objeto cujo tamanho permita que este caia para dentro do estoma. O seu dedo mindinho é um excelente guia para comparar o tamanho do seu estoma. Durante a sua recuperação, o estoma poderá encolher. Isto é normal, mas não deverá ficar demasiado pequeno pois poderia provocar-lhe falta de ar. Se acha que o seu estoma está a ficar demasiado pequeno, contacte imediatamente o seu profissional de saúde. Poderá precisar de um Provox LaryTube (um tubo maleável em silicone) para manter o seu estoma aberto. Tal como um adesivo, este suporta o seu Provox HME de modo a poder utilizá-lo 24 horas por dia.

Reduzir a tosse e as mucosidades

Quando tosse após uma laringectomia, as mucosidades irão sair através do estoma em vez da boca. Sabemos que isto é frustrante, mas torna-se mais fácil com o decorrer do tempo. Se mantiver o seu Provox HME sempre colocado, a produção de mucosidades será reduzida.

O HME retém o calor e a humidade quando expira e adiciona-os novamente ao ar inspirado. Uma vez que a laringectomia separou as suas vias aéreas do seu nariz e da sua boca, isto já não é feito automaticamente pelo seu nariz. É por este motivo que os pulmões irão produzir mais mucosidades se não os proteger.

Se sentir vontade de tossir, retire o HME e cubra o estoma com um lenço. Tal como quando tosse a partir da boca, isto protege-o a si e aos que o rodeiam. Por vezes, claro, não dá tempo. Nesse caso, retire o HME e limpe-o com um lenço. Se as mucosidades entrarem no HME, pode colocar um novo. No entanto, não o lave pois irá deixar de funcionar. Depois de tossir deverá sempre limpar todas as mucosidades cuidadosamente para se certificar de que o adesivo não se solta e que a sua pele não fica irritada.

 

Aprender a utilizar a sua voz

As nossas vozes são o que nos torna únicos, visto serem a nossa forma para expressarmos os nossos pensamentos e sentimentos.

A forma mais rápida e mais natural de ter voz novamente é falando através de uma prótese fonatória. A prótese é colocada numa nova abertura entre a traqueia e o esófago. O cirurgião poderá fazer esta intervenção cirúrgica durante a laringectomia ou mais tarde, depois de ter recuperado. Segue-se como funciona: quando bloqueia o seu estoma, o ar desloca-se dos pulmões, através da prótese, para a garganta. O ar provoca a vibração dos tecidos, na parte de trás da garganta, e a produção de som.

Existem mais formas para aprender a falar novamente, como através da utilização de uma laringe eletrónica ou de voz esofágica.

 

Aprender a cheirar e saborear novamente

Apreciar os sabores é uma parte importante de uma refeição. Os seus alimentos irão ter um sabor diferente sem a entrada de ar pelo nariz com os respetivos aromas. Saborear os alimentos e cheirar outras fragâncias é algo que pode aprender novamente, é apenas uma questão de técnica. Basicamente, é como bocejar com a boca fechada. A técnica é denominada «bocejo educado» e se desejar saber mais sobre a mesma, queira contactar-nos.

 

Seguir em frente

Se utiliza uma prótese fonatória, em breve estará provavelmente pronto para falar com as mãos livres. Alegra-nos dar este passo aliciante consigo. Quando estiver habituado aos seus Provox HMEs e a sua pele tiver recuperado o suficiente para aceitar o melhor acessório, poderá falar bem. Juntamente com o seu profissional de saúde, pode decidir quando pretende experimentar a Provox FreeHands FlexiVoice, que lhe permite falar com as mãos livres com um HME.

Podemos ajudá-lo em algo?