Pesquisar
Timpanotomia

As otites são muito comuns, principalmente nas crianças. A maior parte das otites resolve-se sozinha ou é eficazmente tratada com antibióticos. Contudo, por vezes as otites e/ou a presença de líquido no ouvido médio tornam-se crónicas.

Quando as infeções e/ou a presença de líquido no ouvido médio se tornam crónicas, poderão originar perda auditiva, problemas de comportamento ou atraso no desenvolvimento da fala e linguagem. Nestes casos, o otorrinolaringologista poderá aconselhar a inserção de um tubo de ventilação.

Os tubos de ventilação, ou tubos de timpanotomia, são tubos minúsculos que são colocados no tímpano para ligar a cavidade do ouvido médio com o canal auditivo externo. Isto permite a entrada de ar no ouvido médio para ventilação e/ou drenagem do líquido do ouvido médio para o canal auditivo externo.

As indicações mais comuns para a inserção de um tubo de ventilação são infeção repetida do ouvido médio (otite média aguda) ou presença persistente de líquido no ouvido médio (OME — otite média com efusão). Outras indicações menos comuns são mau funcionamento da trompa de Eustáquio, malformação do tímpano ou complicações de uma infeção do ouvido médio como mastoidite.

Quer saber mais sobre os produtos TympoVent?