Pesquisar
close

Bem Vindo à Atos Medical

Please, start by selecting your country.

Portugal
Europe
Belgique (Français)
België (Nederlands)
Danmark
Deutschland
España
France
Italia
Nederland
Norge
Polska
Portugal
Schweiz (Deutsch)
Suisse (Français)
Suomi
Sverige
UK (English)
Asia
中文(大中華)
日本語 (Japan)
Americas
Brazil
Canada (English)
Canada (French)
USA (English)
Oceania
Australia (English)
New Zealand (English)
Other
International
Confirme a sua seleção
  • O seu país:Portugal

O que é a laringectomia?

Uma laringectomia total é uma cirurgia realizada numa fase avançada do cancro. Este procedimento implica a extração da laringe. Após a laringectomia, a respiração é realizada através de uma abertura no pescoço que irá substituir o nariz e a boca.

 

Ser submetido a uma laringectomia total poderá ser uma experiência assustadora, mas saiba que não está sozinho. Existem mais de 100 000 pessoas em todo o mundo que foram submetidas à mesma cirurgia e provaram que é possível manter a qualidade de vida.

Consequências

A laringe desempenha várias funções importantes. É na laringe que se encontram as pregas vocais que fazem soar a nossa voz. A laringe tem um papel importante na respiração e na deglotição. Em consequência, a remoção da laringe não terá apenas impacto na alteração da voz, mas também ao nível da respiração, deglutição e olfato.

A sua nova voz

É através da nossa voz que expressamos os nossos pensamentos e sentimentos. Perder a sua voz natural numa fase inicial poderá ser bastante traumatizante, e poderá ter um grande impacto na sua capacidade de comunicação, assim como no seu sentido de identidade. A boa notícia é que existem várias estratégias de recuperar a sua voz.

Basicamente, existem três métodos de produção de voz (consulte reabilitação da voz) que podem ser aprendidos após a cirurgia com a ajuda do seu terapeuta da fala: fala com a prótese fonatória (chamada fala traqueoesofágica), utilizar uma laringe eletrónica e voz esofágica) (link individual methods to individual pages).

As funções do seu nariz

A função do seu nariz é muito mais do que apenas cheirar — ele aquece, humidifica e filtra o ar que respira. Desta forma, pode ter a certeza de que o ar que respira está à temperatura corporal correta e contém a humidade suficiente quando chega aos pulmões para o devido funcionamento.

Após a laringectomia total, irá respirar através do estoma situado no seu pescoço logo, as funções que eram desempenhadas pelo nariz irão perder-se. Respirar através do estoma aberto, irá provocar uma diminuição quer da temperatura quer da humidade nos seus pulmões. Os pulmões vão reagir a esta alteração e irão produzir uma maior quantidade de muco, o que irá provocar muita tosse (como se tivesse uma constipação) e poderá sentir irritação na traqueia.

Os permutadores de calor e humidade (HMEs) foram desenvolvidos para compensar as funções desempenhadas pelo seu nariz. Estes ajudarão a reequilibrar a «dinâmica» dos seus pulmões.

Saiba mais sobre o que poderá fazer para a reabilitação pulmonar após a laringectomia total (link to page about pulmonary rehabilitation).