Pesquisar
close

Bem Vindo à Atos Medical

Please, start by selecting your country.

Portugal
Europe
Belgique (Français)
België (Nederlands)
Danmark
Deutschland
España
France
Italia
Nederland
Norge
Polska
Portugal
Schweiz (Deutsch)
Suisse (Français)
Suomi
Sverige
UK (English)
Asia
中文(大中華)
日本語 (Japan)
Americas
Brazil
Canada (English)
Canada (French)
USA (English)
Oceania
Australia (English)
New Zealand (English)
Other
International
Confirme a sua seleção
  • O seu país:Portugal

Como se preparar para uma laringectomia

Embora uma laringectomia total signifique mudanças no seu dia a dia, ainda é possível ser feliz e sentir-se realizado. Neste artigo, iremos explicar-lhe como poderá preparar-se para uma laringectomia, indicando-lhe itens a considerar antes e após a cirurgia.

Lidar com a notícia

As primeiras reações ao ser informado de que precisa de uma laringectomia total diferem de pessoa para pessoa. Ser submetido a uma laringectomia total pode ser uma experiência dramática, mas não se deverá sentir isolado. Existem mais de 100 000 pessoas em todo o mundo que foram submetidas à mesma cirurgia. Poderá ficar preocupado, receoso ou resignado; cada um encara a situação de forma diferente. Normalmente, uma vez tomada a decisão de que é necessária uma laringectomia total, a cirurgia é agendada num prazo de algumas semanas.

Conversar com familiares e amigos poderá ajudá-lo a enfrentar a situação. Falar com alguém fora do seu círculo de apoio imediato, como um médico ou um terapeuta/patologista da fala e da linguagem poderá também ajudar.

O que é uma laringectomia total?

 

O objetivo de uma laringectomia total consiste em remover completamente o cancro. O procedimento implica a remoção da sua caixa de voz, também denominada laringe.

Após uma laringectomia, a respiração ocorre através de uma abertura no pescoço, designada traqueostoma (ou estoma), em vez do nariz e da boca.

Antes da laringectomia

Antes da cirurgia, normalmente irá conhecer a sua equipa multidisciplinar que poderá incluir:

  • Enfermeiro especialista
  • Terapeuta/patologista da fala e linguagem
  • Cirurgião

O seu cirurgião irá explicar-lhe o procedimento a que será submetido; é importante que compreenda o que implica e de que forma isso irá afetá-lo a curto e a longo prazo.

Debata e aborde quaisquer preocupações que possa ter com a sua equipa multidisciplinar, o que poderá ser útil para preparar perguntas que poderá colocar posteriormente ao seu cirurgião. Poderá também ser vantajoso fazer-se acompanhar de um familiar ou amigo que possa assistir às reuniões consigo e ajudá-lo a fazer perguntas e a anotar as respostas.

 

Perguntas que poderá querer fazer antes da laringectomia:

Quais são os efeitos secundários, os riscos e os benefícios da cirurgia?

Como gerir os efeitos secundários?

Quais são as opções para a fala após a cirurgia?

Quais são as probabilidades de ser capaz de ingerir alimentos normalmente?

Como devo preparar-me para a cirurgia?

Quanto tempo terei de ficar internado após a cirurgia?

De que forma é que a cirurgia irá afetar o trabalho e as atividades normais?

Com que frequência e durante quanto tempo terei consultas de seguimento?

Conhecer outras pessoas que foram submetidas a uma laringectomia total poderá ajudá-lo, além do que será informativo. Poderão partilhar a experiência e facultar apoio. Em muitos casos, o seu hospital poderá providenciar um encontro com pessoas laringectomizadas ou poderá contactar um grupo de apoio local para obter informações e conselhos.

ENCONTRAR UM EVENTO NA COMUNIDADE

A experiência de Tore:

Tudo começou com um pequeno papo no pescoço. Uma semana depois de receber o diagnóstico de que tinha cancro, o Tore foi submetido a uma laringectomia total. Ao voltar para casa após a cirurgia, o Tore estava determinado em voltar a falar e em regressar ao trabalho. Ele conseguiu ambos e continuou a trabalhar durante mais 16 anos antes de se reformar.

A vida após uma laringectomia varia de pessoa para pessoa, este é apenas um exemplo:

Após a laringectomia

Após a cirurgia de laringectomia, poderá ter vários tubos e pensos fixos a si e sentir‑se‑á fraco ou cansado durante algum tempo. O seu pescoço poderá estar inchado e poderá sentir dor e desconforto durante os primeiros dias. Os médicos e enfermeiros irão ajudá-lo a gerir a dor e assegurar que respira de forma segura.

Enquanto se encontrar na enfermaria e antes de lhe ser dada alta, a equipa presente irá falar consigo sobre o que deve esperar quando regressar a casa e como cuidar do seu estoma. Poderá verificar que, durante os primeiros meses, os seus pulmões irão produzir mais muco e poderá parecer-lhe assustador cuidar do seu estoma, mas isto irá tornar-se mais fácil com o passar do tempo. Cuidar do seu estoma e manter uma rotina diária são condições importantes que podem contribuir para manter o seu estoma limpo e livre de mucosidades.

Glossário

Caixa de voz — A caixa de voz, ou laringe, é a parte do trato respiratório (respiração) que contém as cordas vocais que produzem som.

Equipa multidisciplinar — Uma equipa multidisciplinar consiste numa equipa de atendimento composta por profissionais de uma ou mais especialidades clínicas que se agrupam para tomar decisões relativas ao tratamento recomendado de um doente.

Estoma (traqueostoma) — Um estoma consiste num orifício (abertura) feita na parte frontal do pescoço, para ajudá-lo a respirar. A abertura é feita na base do pescoço. O ar entra e sai pela traqueia e pulmões através deste orifício.

Laringe — A caixa de voz, ou laringe, é a parte do trato respiratório (respiração) que contém as cordas vocais que produzem som.

Laringectomia total — É a remoção da laringe e separação das vias respiratórias da boca, do nariz e do esófago.

Um terapeuta/patologista da fala e linguagem — Os terapeutas/patologistas da fala e linguagem facultam tratamentos,

Um terapeuta/patologista da fala e linguagem — Os terapeutas/patologistas da fala e linguagem facultam tratamentos, apoio e cuidados para todas as pessoas com dificuldades de comunicação ou na ingestão de alimentos ou bebidas e na deglutição.

Artigos relacionados com a preparação de uma laringectomia:

O que é uma laringectomia total?