Pesquisar
O que é a laringectomia?

Uma laringectomia total é uma cirurgia realizada nas fases avançadas de cancro. O procedimento implica a remoção da laringe. Após uma laringectomia, a respiração ocorre através de uma abertura no pescoço em vez do nariz e da boca.

 

Ser submetido a uma laringectomia total pode ser uma experiência dramática, mas não se deverá sentir isolado. Existem mais de 100 000 pessoas em todo o mundo que foram submetidas à mesma cirurgia e provaram que é possível manter a qualidade de vida.

 

 

Consequências

 

A laringe desempenha várias funções importantes. É na laringe que se encontram as pregas vocais que fazem soar a nossa voz. A laringe também nos ajuda a respirar e a engolir. Por conseguinte, a remoção da laringe não só leva a alterações na voz, mas também a alterações ao nível da respiração, deglutição e olfato.

A sua nova voz

 

É através da nossa voz que expressamos os nossos pensamentos e sentimentos. Perder a sua voz natural pode ser, inicialmente, bastante traumatizante, e poderá ter um grande impacto na sua capacidade de comunicação, assim como no seu sentido de identidade. Mas a boa notícia é que existem várias formas para recuperar a sua voz.

Basicamente, existem três métodos de produção de voz (link to voice rehabilitation) que podem ser aprendidos após a cirurgia com a ajuda do seu terapeuta da fala: fala com uma prótese fonatória (chamada fala traqueoesofágica), utilizar uma laringe eletrónica e voz esofágica) (link individual methods to individual pages).

As funções do seu nariz

 

O seu nariz faz muito mais do que apenas cheirar — este aquece, humidifica e filtra o ar que respira. Desta forma, pode ter a certeza de que o ar está à temperatura corporal correta e contém humidade suficiente quando atinge os pulmões para que funcionem devidamente.

Após a laringectomia total, irá respirar através do estoma no seu pescoço, pelo que estas funções do nariz se perdem. Respirar através de um estoma aberto provoca a queda da temperatura e humidade nos seus pulmões. Os pulmões reagem a este facto através da produção de mais muco, o que significa que terá de tossir mais (como se tivesse uma constipação) e poderá sentir a traqueia irritada.

Os permutadores de calor e humidade (HMEs) foram desenvolvidos para compensar as funções do seu nariz. Estes ajudam a reequilibrar o «clima» nos seus pulmões.

Leia mais sobre o que pode fazer para reabilitar os seus pulmões após uma laringectomia total (link to page about pulmonary rehabilitation).