Pesquisar
close

Bem Vindo à Atos Medical

Please, start by selecting your country.

Portugal
Europe
Belgique (Français)
België (Nederlands)
Danmark
Deutschland
España
France
Húngaro
Italia
Nederland
Norge
Polska
Portugal
Schweiz (Deutsch)
Suisse (Français)
Suomi
Sverige
UK (English)
Asia
中文(大中華)
日本語 (Japan)
Americas
Brazil
Canada (English)
Canada (French)
USA (English)
Oceania
Australia (English)
New Zealand (English)
Other
International
Confirme a sua seleção
  • O seu país:Portugal

Reabilitação pulmonar

Uma laringectomia muda a forma como funcionam os seus pulmões. Felizmente, foram desenvolvidos diferentes acessórios e dispositivos médicos nos últimos anos para reduzir os efeitos secundários negativos e assegurar que o seu corpo se adapta corretamente.

A função dos seus pulmões

Os seus pulmões são órgãos vitais. Ao inalar ar, os pulmões recebem oxigénio vital que é transportado para o seu sangue. Ao expirar ar, o dióxido de carbono é libertado do sangue e expelido do corpo.

Os nossos pulmões precisam de ar quente e húmido

Antes de ser submetido a uma laringectomia, respira através do nariz e/ou da boca e garganta, conhecidas como vias respiratórias superiores. Estas vias respiratórias superiores, em particular o nariz, condicionam o ar que respira. O ar inalado é aquecido, humedecido e filtrado. Quando o ar atinge os seus pulmões tem uma temperatura corporal de 37 graus e 100% de humidade, que é o nível de humidade necessário para um funcionamento ideal dos pulmões.

Após a cirurgia, irá respirar pelo estoma no pescoço, em vez de pelo nariz. Por conseguinte, o ar inalado deixa de ser aquecido e humidificado de forma ideal antes de atingir a traqueia e os pulmões.

Como reação à inalação de ar não filtrado (se estiver demasiado frio e demasiado seco), a sua traqueia e pulmões começam a produzir mais muco. Isto significa mais tosse e um risco mais elevado de contrair infeções das vias respiratórias.

Porque é importante utilizar um HME

Ao utilizar um permutador de calor e humidade (HME), pode compensar a perda de funções das vias respiratórias superiores no seu nariz, boca e garganta. Um HME irá aquecer, humedecer e filtrar o ar inalado, melhorando a saúde geral dos seus pulmões (LINK).

Nós concebemos os nossos HMEs para funcionarem em diferentes situações, dependendo da hora do dia e do que estiver a fazer. Recomendamos a utilização de:

  • Provox XtraFlow quando estiver ativo (por exemplo, a caminhar ou a fazer compras) (link to product).
  • Provox XtraMoist durante períodos de menor atividade (por exemplo, relaxar em casa, cozinhar ou ver televisão) (link to product).
  • Provox Micron para ajudar a protegê-lo contra bactérias e vírus (link to product).
  • Provox Luna como uma nova solução noturna, para maior conforto enquanto dorme (link to product).

 

É importante utilizar um HME 24 horas por dia, sete dias por semana, para aproveitar todos os benefícios.