Pesquisar
close

Bem Vindo à Atos Medical

Please, start by selecting your country.

Portugal
Europe
Belgique (Français)
België (Nederlands)
Danmark
Deutschland
España
France
Italia
Nederland
Norge
Polska
Portugal
Schweiz (Deutsch)
Suisse (Français)
Suomi
Sverige
UK (English)
Asia
中文(大中華)
日本語 (Japan)
Americas
Brazil
Canada (English)
Canada (French)
USA (English)
Oceania
Australia (English)
New Zealand (English)
Other
International
Confirme a sua seleção
  • O seu país:Portugal

Reabilitação da voz

Tal como fazer fisioterapia após uma lesão desportiva, precisa de compreender que a sua capacidade de falar mudou entre o antes e o após a laringectomia. Isto significa que irá passar por um período de transição até ficar totalmente saudável e os exercícios vocais irão ajudá-lo a recuperar.

Como a «voz» é produzida

Antes de uma laringectomia, a sua voz é produzida pelas cordas vocais localizadas na laringe. Estas cordas vocais são a origem da voz natural. Durante a expiração, o ar passa pelas cordas vocais, o que produz som através de uma abertura e fecho rítmicos.

A sua voz fica diferente após a cirurgia

A laringectomia significa que a sua laringe é removida, incluindo as suas cordas vocais. Mas existem diversas formas para recuperar a voz com a ajuda do seu patologista da fala e da linguagem.

Os três métodos de produção de voz mais comuns aprendidos após a cirurgia são: fala com uma prótese fonatória (fala traqueoesofágica), laringe eletrónica e voz esofágica. (LINK individual methods)

A sua voz irá soar diferente porque já não tem origem nas cordas vocais. Com a fala esofágica e traqueoesofágica, a sua voz terá origem no esófago.

Os terapeutas da fala podem ajudá-lo a ultrapassar esta fase, focando-se em diferentes formas de tornar a sua voz o mais clara e compreensível possível.