Pesquisar
Reabilitação da voz

Tal como fazer fisioterapia após uma lesão desportiva, precisa de compreender que a sua capacidade de falar mudou entre o antes e o após a laringectomia. Isto significa que irá passar por um período de transição até ficar totalmente saudável e os exercícios vocais irão ajudá-lo a recuperar.

Como a «voz» é produzida

Antes de uma laringectomia, a sua voz é produzida pelas cordas vocais localizadas na laringe. Estas cordas vocais são a origem da voz natural. Durante a expiração, o ar passa pelas cordas vocais, o que produz som através de uma abertura e fecho rítmicos.

A sua voz fica diferente após a cirurgia

A laringectomia significa que a sua laringe é removida, incluindo as suas cordas vocais. Mas existem diversas formas para recuperar a voz com a ajuda do seu patologista da fala e da linguagem.

Os três métodos de produção de voz mais comuns aprendidos após a cirurgia são: fala com uma prótese fonatória (fala traqueoesofágica), laringe eletrónica e voz esofágica. (LINK individual methods)

A sua voz irá soar diferente porque já não tem origem nas cordas vocais. Com a fala esofágica e traqueoesofágica, a sua voz terá origem no esófago.

Os terapeutas da fala podem ajudá-lo a ultrapassar esta fase, focando-se em diferentes formas de tornar a sua voz o mais clara e compreensível possível.