Pesquisar
Prótese fonatória

Falar com uma prótese fonatória dá-lhe uma voz com o som mais natural e fácil de entender. Saiba mais sobre o que é uma prótese fonatória e o que considerar ao escolher a sua.

Como funciona

Uma prótese fonatória é um dispositivo plástico, normalmente fabricado em silicone para uso médico. Esta será colocada entre o esófago e a traqueia durante a laringectomia total, ou numa punção secundária.

A prótese fonatória tem duas flanges para mantê-la no lugar — uma no lado do esófago e outra no lado da traqueia. Entre estas flanges existe uma cânula menor que contém uma válvula unidirecional. Esta válvula irá abrir para falar e fechar para respirar e comer, a fim de evitar a entrada de quaisquer corpos estranhos na traqueia (por exemplo, saliva, alimentos ou bebidas).

Através da oclusão do estoma, o ar expirado será redirecionado para a prótese fonatória e para o esófago. Enquanto este ar percorre o esófago, o tecido irá vibrar e criar um som. A isto chama-se fala traqueoesofágica (fala TE).

Atualmente, está comprovado que a fala traqueoesofágica é o método com mais sucesso para poder falar novamente após uma laringectomia total.

Diferentes tipos de próteses fonatórias Provox

O sistema Provox oferece uma gama completa de próteses fonatórias e acessórios padrão para facultar aos utilizadores uma boa qualidade de voz, reduzido esforço fonatório, facilidade de manutenção do dispositivo e conforto de utilização.

Provox Vega

A Provox Vega é um dispositivo padrão que irá ser, provavelmente, a sua primeira prótese fonatória. Estudos clínicos demonstraram que é mais durável e faculta a melhor qualidade da voz, ao mesmo tempo que requer o menor esforço fonatório e é mais fácil de limpar.

A maior parte dos utilizadores selecionou a Provox Vega como a sua prótese fonatória de eleição comparativamente a outras no mercado.

Existem também várias próteses fonatórias especializadas  e acessórios disponíveis .