Pesquisar
close

Bem Vindo à Atos Medical

Please, start by selecting your country.

Portugal
Europe
Belgique (Français)
België (Nederlands)
Danmark
Deutschland
España
France
Húngaro
Italia
Nederland
Norge
Polska
Portugal
Schweiz (Deutsch)
Suisse (Français)
Suomi
Sverige
UK (English)
Asia
中文(大中華)
日本語 (Japan)
Americas
Brazil
Canada (English)
Canada (French)
USA (English)
Oceania
Australia (English)
New Zealand (English)
Other
International
Confirme a sua seleção
  • O seu país:Portugal

Permutador de calor e humidade (HME)

Os HMEs ajudam a reduzir a produção de muco e a tosse, humedecendo e filtrando o ar que respira através do estoma. A Atos Medical fornece vários permutadores de calor e humidade (HMEs) diferentes, concebidos para diferentes estilos de vida.

«Quando comecei a usar HMEs (da Provox) a minha vida mudou. Eu queria estar com os meus amigos e ir novamente aos meus locais favoritos.» — Walter

Veja a história completa aqui.

Porquê utilizar um permutador de calor e humidade?

Após uma laringectomia total, você respira através do estoma no seu pescoço. Isto significa que o ar que chega aos seus pulmões é mais frio e menos húmido do que devia. Os seus pulmões reagem, produzindo mais muco, e poderá sentir a traqueia irritada. Pode começar a tossir muito e ter de limpar o estoma com mais regularidade, o que pode ser desconfortável de fazer em público.

A maior parte das pessoas acha que a utilização de HMEs pode ajudar.

Como funciona

O HME fica sobre o estoma enquanto respira através do mesmo, aquecendo o ar e tornando-o mais húmido durante o processo. Fá-lo «capturando» o calor e a humidade do ar expirado, transferindo-o depois para o ar inspirado.

Para conseguir realmente ver os benefícios do seu HME, tem de o utilizar sempre. Se nunca utilizou um HME, os seus pulmões podem começar a produzir mais muco. Isto é perfeitamente normal e irá acalmar dentro de duas semanas, assim que os pulmões se tenham adaptado ao novo filtro HME.

Falar com um HME

Se utilizar uma prótese fonatória, basta pressionar o HME para falar. O dispositivo ajuda-o a respirar mais facilmente, o que é importante quando faz pausas entre frases mais longas.

Diferentes HMEs para diferentes situações

Nós concebemos os nossos HMEs para funcionarem em diferentes situações, dependendo da hora do dia e do que estiver a fazer.

O melhor HME para utilizadores ativos

Ser «ativo» tem significados diferentes para pessoas diferentes. Poderá significar fazer uma caminhada ou poderá estar relacionado com as alturas em que está a socializar com amigos e a falar mais do que o habitual.

O Provox XtraFlow HME facilita a respiração, mantendo o ar que respira húmido quando está fisicamente ativo. É muito bom para reduzir a produção de muco e ajudá-lo a tossir menos, sendo, contudo, discreto, para que não se lembre que o está a utilizar em situações de sociabilização. É também simples de utilizar com uma prótese fonatória — basta premir a tampa para falar.

O melhor HME para quando está a relaxar

Nem sempre está «em movimento» durante o dia. Por vezes, deseja relaxar e fazer as coisas

a um ritmo mais lento. Estes momentos podem incluir quando acorda e vai ler o jornal, ou talvez quando prepara uma refeição.

Neste caso, recomendamos o Provox XtraMoist HME. Este mantém o ar extra húmido e permite uma respiração confortável. Funciona de modo idêntico no que respeita à redução da tosse e da produção de muco, apresentando um design discreto, além do que é fácil de utilizar com uma prótese fonatória.

Saiba mais sobre o Provox XtraFlow HME e o Provox XtraMoist HME

O melhor HME para proteção

O Provox Micron foi concebido para protegê-lo quando passeia, quer junto de muitas pessoas onde a existência de bactérias e vírus poderá ser um problema, ou se o ar não estiver muito limpo (por exemplo, para filtrar o pólen se estiver a trabalhar no jardim).

Interessado em saber mais sobre o Provox Micron?

Falar com as mãos livres com um HME

Se utiliza uma prótese fonatória, criámos o Provox FreeHands FlexiVoice. Este combina uma válvula especial com um HME para lhe dar a liberdade de falar com as mãos livres.

Pode escolher entre duas opções diferentes para o HME, que funcionam melhor para diferentes tipos de atividade. Se se sentir ativo, deverá considerar utilizar o HME «Flow», mas se estiver a relaxar, recomendamos a opção «Moist»

Deseja uma demonstração do Provox FreeHands FlexiVoice?

Deixe-nos contactá-lo

A nova solução para a noite

Nunca deverá subestimar o valor de uma boa noite de sono. Por isso, antes de se deitar, recomendamos que mude para o Provox Luna (link to product). Este mantém o ar húmido para ajudar os seus pulmões a prepararem-se para o dia seguinte. É muito fácil respirar através do mesmo, sendo especialmente concebido para evitar qualquer tipo de desconforto.

«Eu adoro o Luna para a noite. Estou a dormir muito melhor, é mais confortável e tenho muito menos secreções.»

«Quando vi o Luna achei que seria bom, mas nunca me passou pela cabeça que fosse assim tão bom!»

 O Provox Luna tem um anel menor, o que o torna mais confortável para dormir. Também inclui um «hidrogel» especial, que tem um efeito calmante e refrescante. Poderá notar que a sua pele fica menos irritada, principalmente quando acorda e tem de utilizar o adesivo diurno.

Receba amostras grátis e experimente-o.

Envie amostras