Falar com uma prótese fonatória
Falar com uma prótese fonatória é o método mais comum atualmente utilizado após uma laringectomia total. É também considerado o método com mais sucesso dos três para a reabilitação da voz — criando o som mais natural e uma voz fluente.
A prótese fonatória é colocada numa pequena abertura entre a traqueia e o esófago. A abertura é normalmente feita durante a cirurgia para que possa falar utilizando a sua própria voz o mais rapidamente possível.
Como a voz é criada
Após a cirurgia, a respiração é feita totalmente através da abertura no pescoço (também chamado traqueostoma). Ao cobrir o estoma antes de expirar, todo o ar dos seus pulmões é dirigido da traqueia, através da prótese fonatória, para o esófago, antes de chegar à sua boca. Quando o ar expirado passa através da parte superior do esófago, o tecido circundante irá começar a vibrar. Estas vibrações criam os sons que acabam como palavras faladas quando moldadas pela língua e os lábios.
Falar com uma prótese fonatória
Os vídeos abaixo irão dar-lhe uma ideia de como soa a sua voz ao falar com uma prótese fonatória. Pode notar, particularmente, a diferença na voz do Tore ao falar com uma laringe eletrónica em comparação com a sua voz esofágica.
Vantagens de falar com uma prótese fonatória:
- Fácil de aprender — fala funcional conseguida rapidamente.
- Qualidade da voz mais normal — fala fluente com formulação normal e tempo de fonação mais longo.
- Normalmente a mais fácil de entender.