Pesquisar
Acessórios — adesivos e cânulas

Os acessórios, incluindo adesivos e cânulas de laringectomia, permitem-lhe utilizar um permutador de calor e humidade (HME) à frente do seu estoma. Isto é essencial para manter a saúde e o funcionamento ideais dos seus pulmões.

O que escolher

Um adesivo é a forma mais comum e confortável para fixar o HME à frente do seu estoma. Basta colar o adesivo sobre o estoma, seguindo cuidadosamente as instruções, e fixar o HME sobre o mesmo.

Por vezes, poderá ser recomendável utilizar um Provox LaryTube ou LaryButton e, neste caso, não deve utilizar adesivos até consultar o seu profissional de saúde/médico.

Diferentes adesivos para diferentes situações

Existem diferentes tipos de adesivos, dependendo da atividade que está a realizar e da sensibilidade da sua pele.

 

O melhor adesivo para estar ativo

Utilize o Provox StabiliBase para dias ativos. Trata-se de um adesivo forte e estável que veda bem o HME. Se falar muito, é a melhor escolha, pois evita colocar uma maior pressão sobre o adesivo. É também muito adequado para falar com as mãos livres.

 

O melhor adesivo para dias menos ativos

O Provox FlexiDerm é macio e flexível e pode ser ajustado, de modo a adaptar-se à forma do seu estoma, sem perder aderência.

 

O melhor adesivo se a sua pele for sensível

O Provox OptiDerm é menos aderente em comparação com outros adesivos e é fabricado num material que é suave para a pele. É uma boa opção para se utilizar logo após a cirurgia ou radioterapia e, principalmente, se tiver pele sensível com tendência a irritações.

Precisa de ajuda para encontrar o adesivo correto?
Contacte-me
Para dormir utilize o Provox Luna

O Provox Luna é macio e suave para a pele, e o anel é menor, o que o torna mais confortável para dormir (link to product). Também o fabricamos com um «hidrogel» especial, que tem um efeito calmante e refrescante. Poderá notar que a sua pele fica menos irritada, o que será útil quando tem de utilizar o adesivo diurno.

Receba amostras grátis agora
Envie-me amostras
Obter uma boa vedação do adesivo

A pele à volta do seu pescoço pode ficar facilmente irritada, se não tiver cuidado durante a substituição do adesivo. Por vezes, pode também sentir dificuldades em obter uma forte aderência. É por este motivo que desenvolvemos a Ferramenta para a rotina de substituição, que o irá guiar através dos passos de REMOÇÃO — LIMPEZA — PREPARAÇÃO — APLICAÇÃO do seu adesivo diariamente.

A nossa Ferramenta para a rotina de substituição do adesivo ajuda-o nos passos diurnos e noturnos para substituir o adesivo com sucesso.

Substituir o adesivo

É importante cuidar da pele à volta do estoma. Se o fizer, é menos provável que surjam lesões ou irritações na sua pele, e os adesivos irão manter-se no lugar durante mais tempo.

Dicas para ajudar a cuidar da sua pele:

  • Antes de retirar o adesivo que utiliza durante o dia, aplique Provox Adhesive Remover sobre o adesivo.
  • Depois de retirar um adesivo, limpe a pele à volta do estoma com água e sabão ou um Provox Cleaning Towel.
  • Durante a noite, utilize o Provox Luna como alternativa calmante para ajudá-lo a dormir mais confortável.
  • De manhã, retire o Provox Luna, utilizando água para que a remoção seja mais fácil. Limpe a pele com um toalhete de limpeza Provox Cleaning Towel ou água e sabão. Deixe secar.
  • Se a sua pele é sensível, utilize Provox Skin Barrier e deixe secar antes de colocar um adesivo de utilização diurna.

 

Botões e cânulas de laringectomia

Por vezes, o seu profissional de saúde/médico poderá recomendar a utilização de um Provox LaryTube ou de um LaryButton.

O Provox LaryTube é uma cânula que mantém o Provox HME à frente do estoma, ao mesmo tempo que impede que o estoma encolha. Pode ser utilizado em vez de um adesivo imediatamente após a cirurgia, durante os tratamentos de radioterapia quando não é possível utilizar um adesivo e sempre que a pele esteja irritada. O Provox LaryTube é fixo com os Provox LaryClips ou um Provox TubeHolder.

O Provox LaryButton é também utilizado para manter os Provox HMEs à frente do estoma, ao mesmo tempo que impede que o estoma encolha. Este mantém-se no estoma por si só, ou é mantido no lugar com Provox LaryClips ou um Provox TubeHolder.

O tamanho e a forma do seu estoma determinarão se pode utilizar um LaryButton. O LaryButton deverá adaptar-se confortavelmente ao seu estoma sem provocar irritações ou desconforto — mas deverá sempre consultar o seu profissional de saúde/médico antes de utilizar um

Larytubes
LaryButtons