Pesquisar
Código de conduta

A interação com as pessoas é o cerne do nosso negócio. Este Código de Conduta proporciona orientação a todos os funcionários da Atos Medical, e também aos nossos clientes, fornecedores, conselho de administração, proprietários e todas as outras partes interessadas.

 

O Código de Conduta abrange Leis e Regulamentos, acordos entre as partes interessadas, Saúde e Segurança Ambiental, e Auditorias que se apliquem ao nosso negócio. É o padrão de conformidade a ser seguido por todo o Grupo Atos Medical.

 

Leis e Regulamentos

 

Respeitar a lei

Na Atos Medical, os nossos funcionários devem seguir todas as leis e regulamentos dos países onde fazem negócio. Devem também conhecer as principais leis e regulamentos que se aplicam ao seu trabalho e função.

As leis e regulamentos diferem de país para país. Em caso de conflito entre os princípios deste código de conduta  e as leis e regulamentos locais, as leis e regulamentos locais devem prevalecer. Se tiver dúvidas consulte a pessoa responsável pelo cumprimento do código de conduta.

 

Direito Concorrencial

É proibida a existência de acordos entre a Atos Medical e os nossos concorrentes que possam afetar os preços, termos e condições de vendas e concorrência leal. Quando responsável por uma área de negócio, não pode estabelecer qualquer acordo que viole o livre comércio.

É proibido estabelecer contato com concorrentes sobre preços, custos ou termos e condições de venda. Não são permitidos contatos com distribuidores ou clientes que restrinjam injustamente o comércio ou excluam concorrentes de mercado.

Nós actuamos de acordo com a legislação em vigor em matéria de Direito Concorrencial e estamos conscientes de que as leis diferem de país para país.

Portanto, as autoridades legais locais podem ser contactadas para garantir o seu cumprimento.

 

Suborno, fraude e corrupção

Todas as relações comerciais devem ser realizadas em conformidade com as leis e regulamentos locais e conduzidas de uma forma profissional e honesta. Os funcionários da Atos Medical jamais deverão oferecer ou aceitar itens inadequados de valor, incluindo presentes ou entretenimento.

Qualquer forma de suborno, fraude, corrupção ou irregularidades, como por exemplo, pagamentos extras ou benefícios financeiros, são estritamente proibidos.

Não serão feitas quaisquer ofertas ou pagamentos ilegais a funcionários públicos ou parceiros de negócio, directamente ou através de intermediários.

Interação com as partes interessadas

 

Relações comerciais

As relações comerciais da Atos Medical devem ser conduzidas com respeito por todas as partes, nomeadamente pacientes, profissionais de saúde, governos, entidades reguladoras, clientes, hospitais, fornecedores e outras partes interessadas. Seremos honestos e justos em todas as nossas transações comerciais.

Todos os funcionários do grupo devem agir de forma profissional, ética e de acordo com leis e regulamentos locais do comércio de cada país.

Reunimos e tratamos todos os dados do cliente e inteligência empresarial adequadamente seguindo as leis locais.

 

Pessoas e Emprego

Cumprimos todos os regulamentos, leis do trabalho e acordos sindicais (quando aplicável) em todos os países onde estamos presentes. A Atos Medical cumpre estritamente as exigências relativas a encargos sociais, seguros e outras condições de emprego. Tratamos os nossos funcionários e candidatos a emprego com respeito e justiça.

 

Discriminação ou assédio

Devemos respeitar os nossos colegas e parceiros de negócios. O ambiente de trabalho para todos os funcionários da Atos Medical deve estar livre de assédio moral, verbal ou físico. Isso inclui quaisquer comentários ou ações referentes a raça, cor, etnia, religião, sexo, orientação sexual, idade, deficiência mental ou física, condições médicas, ou quaisquer outras características protegidas pelas leis em vigor.

Higiene e Segurança Ambiental

 

Higiene e Segurança

A Atos Medical empenha-se em criar um ambiente de trabalho adequado e saudável para todos os seus funcionários e consultores, de forma a minimizar os riscos de higiene e segurança no local de trabalho. Cumprimos com todas as leis e requisitos legais de saúde aplicáveis ao nosso sector. Asseguramo-nos que todos os nossos funcionários têm as ferramentas de trabalho, equipamentos de segurança e formação necessárias para a sua função.

Qualquer abuso de drogas e álcool pode representar sérios riscos de saúde e de segurança no local de trabalho ou em qualquer situação relacionado com o negócio. Para garantir um ambiente de trabalho seguro, é proibido o consumo de quaisquer drogas ou álcool no local de trabalho e durante o horário laboral. O consumo de álcool durante actividades de ócio e em representação da empresa, deve ser oferecido e consumido com moderação e responsabilidade.

 

Meio Ambiente

A nossa política ambiental é da responsabilidade de todos os funcionários e está disponível para fornecedores, clientes e outras partes interessadas.

Em colaboração com clientes, fornecedores e parceiros, desenvolvemos o nosso negócio e esforçamo-nos por reduzir o consumo de energia e matérias-primas, bem como a redução das emissões.

 

Qualidade

Estamos empenhados em desenvolver, fabricar, manter e fornecer produtos de alta qualidade. Para garantir elevados padrões e qualidade e cumprir com todos os requisitos da indústria de dispositivos médicos, a Atos Medical tem um sistema de qualidade certificado. Os nossos procedimentos cumprem com todas as leis, regulamentos e directrizes aplicáveis nos mercados em que estamos presentes.

Auditoria

 

Relatórios e estudos financeiros

Todos os relatórios, livros, registros financeiros e contas do grupo Atos Medical devem ser exactos e correctos.

Salvaguardamos todos os registos comerciais e também cumprimos com a nossa obrigação de fornecer informações precisas, sejam divulgações financeiras ou de outro tipo, conforme estipulado, para o público local, governos e investidores.

Estas incluem declarações financeiras, notas fiscais, relatórios de despesas, folhas de pagamento e registos de benefícios, bem como outros dados essenciais da empresa.

 

Reportar uma preocupação

A adesão aos princípios do Código de Conduta é um requisito obrigatório para quem pertence ao grupo Atos Medical. Estes princípios não são exaustivos, mas abordam as áreas essenciais. Incentivamos os funcionários a discutir ou abordar questões de interesse com o seu gerente.

Se crê que alguém possa estar a infringir a lei ou os regulamentos, deve notificar o seu gerente em primeiro lugar. Se não se sentir à vontade para tratar desse assunto com o seu gerente, pode contactar qualquer membro da equipa responsável pelo cumprimento do código de conduta.

É essencial que todos os funcionários se sintam à vontade para reportar preocupações relacionadas com conformidade. As mesmas serão anónimas e tratadas com a maior confidencialidade.

É estritamente proibida a retaliação contra qualquer colega que procure um conselho, reporte uma preocupação ou identifique uma má conduta.

Todos os problemas reportados serão abordados e investigados com seriedade e serão tomadas as medidas adequadas.